top of page
Foto do escritorIrina Marques

Mercados Incríveis de Arte - Edição Braga em Risco

Atualizado: 8 de nov. de 2022

Neste dia 06 de Novembro realizou-se mais uma edição dos Mercados Incríveis de Arte, promovidos pela @plafatorma.do.pandemonio que teve lugar no Largo do Paço em Braga. No decorrer dos Mercados foi pedido que criássemos arte juntos num Cadavre Exquis (Cadáver Esquisito), infelizmente não conseguimos completar, ficando adiado para o próximo dia 14 a sua divulgação.



Este mercado ficou marcado por algumas situações curiosas. Primeiro encontrei uma pessoa que se irá tornar minha professora de violino durante os próximos tempos. Em 2003, deixei de tocar violino devido a algumas ocorrências e acontecimentos que passei, mas a vontade de prosseguir esta minha veia musical sempre ficou. Agora, finalmente, voltarei a ter aulas e a começar do zero, porque esqueci tudo o que aprendi na altura, uma nova experiência irei adquirir.

Outra situação curiosa foi encontrar um escritor que no dia anterior tinha ido à apresentação do seu livro, um livro que me marcou profundamente. Tive o prazer de o conhecer, trocar algumas impressões com ele. Coincidência das coincidências no dia a seguir voltei a encontrar enquanto explorava a cidade e veio visitar o mercado. Apreciei bastante as palavras e a força transmitida da nossa conversa, fez-me pensar um pouco e continuar a seguir em frente com um sonho que eu tenho, contudo às vezes deixamos a marinar, uma troca de palavras pode ser uma forma de ajudar bastante uma outra pessoa e, foi isso que ele fez. Surpreendeu-me pela positiva.

Durante a tarde passou pela exposição uma pessoa que eu já não via há anos, desde o tempo que eu andava na faculdade e no teatro. Curiosamente estava a olhar para a cara dela e estava-me a parecer familiar ela, lembrava-se de mim. Foi bom rever pessoas que já não víamos aos anos, relembrou-me de bons tempos e das experiências que tive no teatro, o qual adorei fazer parte.



Estes MIA foram um misto de emoções fortes, lembranças, forças, apreciações e valorizações de momentos passados e presentes. Esta troca de ideias e conversas são demasiado importantes, o contacto com o publico e suas opiniões acerca das minhas obras, fazem-me crescer, melhorar e tentar ir mais além. É bom encontrar as pessoas certas nos lugares certos e afastar por vezes de situações que não estavam a ser boas para nós, adquirir novos rumos, ver novas perspetivas, ouvir as palavras certas - não confirmações, mas apoios.


Haverá um outro Mercado Incrível de Arte no dia 13 de Novembro no Mercado Cultural do Carandá também em Braga. Espero por vocês.


Irina Marques




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page