Breve apresentação
Irina Marques cresceu com várias influências. Nasceu em Lisboa no ano de 1982 e com apenas sete anos mudou-se para Braga. Residiu nove anos no Porto, local onde se formou e trabalhou.
As suas referências vêm de estudos, curiosidades, livros, outros artistas (passados e contemporâneos), viagens, musica e natureza toda a sua experiência abarca um ponto de vista sensível - são as expressões feitas com Alma e Coração.
Com formação em Artes Visuais, História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade do Porto e pós-graduada em Informação Turística e do Património pelo Instituto Politécnico de Gestão e Tecnologia em Vila Nova de Gaia, seguiu o seu caminho pelo universo das artes, participou por curtos períodos em grupos de teatro, música, fotografia, entre outras manifestações artísticas, as quais estudou.
A sua ligação com outras atividades sociais e culturais enriqueceu sua sensibilidade. Foi através do contacto com outras culturas e outros povos que lhe deu uma visão mais ampla sobre o mundo, abrindo-se a novos horizontes.
As suas obras misturam componentes abstracionistas, expressionistas e surrealistas que são refletidas na pintura, na sua escrita e nos seus outros meios artísticos que produz.
Para ela a arte questiona, transforma, modifica, não fica estagnada no tempo, a arte é relativa e é um universo enorme em constante mutação. É um aprendizado diário, uma luta que o artista traduz de algo muito pessoal em algo visível com muita dedicação e persistência, muitas vezes fruto de períodos de grandes questionamentos.
Tem profundo interesse em questões ligadas à psicologia, filosofia, sociologia e comportamentos sociais - aprofunda como curiosa e não como formada. A comunicação interior e exterior e como ambas se relacionam, aprofunda estes temas nas suas telas e obras. Levanta questões fundamentais por vezes muito profundas do sentir do ser humano.
A sua arte não se foca apenas na pintura mas na escrita e poesia, tendo especial interesse na exploração dos sentimentos, nomeadamente na (re)descobrta da arte como forma de expressão e libertação. A sua escrita varia desde contos, artigos dos mais variados, atualidades, pensamentos e reflexões. Gosta de explorar o pensamento e sua reflexões.
"Portanto: Multi-artista - Pessoa nas horas livres"
Reflexões
"Tentei ser normal
mas falhei."
- Irina Marques
"Atrás de cada obra de arte, reside uma história, uma vivência, uma experiência ou uma participação
num diálogo que se encontra a desenvolver."
- Irina Marques
"Tudo começa no olhar,
Um olhar de cada ser.
Talvez seja onde reside o essencial."
- Irina Marques