top of page
Foto do escritorIrina Marques

Alguém que não fez os trabalhos de casa

Atualizado: 2 de mai. de 2023

Normalmente, quando nos deslocamos a um local, seja de carro, comboio, avião ou até mesmo a pé, temos algum objectivo. Pode ser ir às compras, visitar parentes ou até mesmo monumentos, ir para o trabalho, ir à praia etc...


Existe ainda outro ângulo, aquelas pessoas que saem de casa em espírito de aventura, em busca de qualquer surpresa que o local para onde vão lhes possa oferecer. Eu pertenço a esse grupo de pessoas - não espero muito dos locais, até porque eles têm a tendência a nos enganar. Quantas vezes já fomos atraídos pelas fotos magnificas nas brochuras de qualquer livro e ao lá chegar: a coisa não tinha nada a ver, estava com tanta gente que nem se conseguiu ver a coisa (propriamente dita) ou, em último dos casos, vamos parar a um sítio que não tem nada a ver porque não encontramos a dita coisa.


Foi assim que me senti ontem quando cheguei à Corunha. Não que tivesse idealizado algo sobre a cidade ou que tivesse com qualquer expectativa. Por acaso à um ano atrás tinha visto algumas fotos e, a localidade, não me tinha puxado a curiosidade. Contudo, era uma cidade no norte de Espanha que me faltava visitar.


Cheguei à Corunha, passei cinco minutos no parque do subsolo à procura de estacionamento, paguei 0.15 cêntimos e vim-me embora da Corunha. Quando lá cheguei ainda me atrevi a ver o que se podia visitar e constatei que aquela cidade não tinha nada a ver comigo.


Uma multidão de gente a andar nas ruas, barulho, trênsito, confusões... Prédios altos, uns em cima dos outros. Ruas confusas...

Logo, logo procurei um local nas imediações para passar a noite.


Se houve algo que aprendi foi, apesar da aventura, da próxima vez, convém fazer um pouco os trabalhos de casa e, pelo menos ver se a localidade nos diz algo ou não. Se o que existe para visitar é algo que gostamos.


O que vale é que nem tudo se perdeu, ainda passei em Santiago pelo caminho e fui toda a viagem bem acompanhada, que isso, só por si, valeu por toda a aventura.


Hoje sigo rumo a outros locais, a ver o que me espera...


Road trip

Irina Marques

Comments


bottom of page