top of page
Foto do escritorIrina Marques

Artista Plástico VIII

Atualizado: 2 de dez. de 2024

Quando as tintas e materiais cooperam e quando não cooperam. É um assunto que poucas vezes se aborda. Quando não cooperam é fácil ou é skill issue (muito comum) ou estou a usar materiais fracos (mais comum ainda). A titulo de curiosidade os materiais que se compram nas lojas dos chineses podem ser muito apelativos mas não primam pela qualidade, se compro lá? Não. Mas não vou deixar de admitir que já comprei em tempos para fazer determinadas experiências que não foram para venda. Hoje em dia, já não compensa sequer comprar para esta finalidade - os preços são semelhantes ao de lojas especificas de materiais de arte qualificados.


Mas aqui convêm abordar uma questão importante. Quando nos encontramos a fazer as ditas experiências nas telas chinesas - o resultado - não é o mesmo que em telas de melhor qualidade para além de que muitas delas se desfazem. Uma imagem não saí exatamente da mesma forma nos suportes distintos mesmo usando exatamente a mesma técnica e materiais.


Ultimamente o que faço é experiencias em telas melhores e se o objeto artístico não sai conforme eu quero levo a tela à loja e eles trocam-me o tecido da moldura. Tenho a sorte de morar perto da loja @coisas.de.artista e é lá que compro os meus pinceis, telas, tintas (Windsor & Newton e Amsterdam), óleos, pasteis, lápis, canetas da micron, enfim... um sem numero de coisas.


Agora a propósito do erro, que já foi algo que abordei nuns posts atrás: eles vão sempre aparecer o objectivo é encontrar uma forma criativa de eles serem erros menores. Ainda agora, 6 anos depois de ter recomeçado a pintar erro bastante. Então existe certos materiais que parece não cooperarem comigo - o caso da aguarela - ou me sai os trabalhos mais incríveis ou é literalmente lixo e borradas. Talvez porque a aguarela seja um material que requer paciência, alguma técnica, e apreciação de trabalhar com a água (muitas vezes não compreendendo onde ela vai parar), não consigo fazer experiencias com ela, apenas desenhos reais.


Outros erros: muitos. A acrilico começo obras e não as acabo porque me meti numa alhada que não sei como desprender. A coisa boa do acrilico é - ou se pinta por cima ou se vai à loja trocar o pano de algodão.

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page