top of page
Foto do escritorIrina Marques

Artista Plástico XVIII

Atualizado: 2 de dez. de 2024

Pois bem, é assim, tem dias em que não se passa nada nos campos visuais e perspetivas de futuro e tem outros dias que parecem alavancas, passa-se tudo. Eu gosto desses dias.


Confesso que ultimamente tenho andado de costas voltadas com os meus quadros, isto é, não é que tenha deixado de produzir, mas sem perspetivas futuras de exposições tenho andado um pouco parada.


Perspetivas futuras de exposições heis um erro meu confesso que sinto uma enorme dificuldade em procurar espaços para exposições e uma ainda maior dificuldade em enviar portfolios, não tenho experiencia nesse campo, nunca recebi formação nem sei bem como apresentar as minhas obras.


Confesso também que as vezes que enviei o meu portfolio, que não foram muitas, ele foi aceite e ocorreram exposições. Há aqui qualquer problema em eu dar a conhecer os meus trabalhos que ainda não entendi, algo que me retraí, heis uma questão que tenho que explorar a fundo porque enquanto tiver este entrave, as coisas não desenrolam.


Como artista plástica não formada em academias de Belas Artes sinto que há muito, que uma formação, talvez tivesse ajudado mas também perderia muitas outras coisas.


Não é insegurança nem medo de rejeição é outra coisa qualquer.


O problema dos dias em que se passa tudo nos campos visuais é que o meu foco não fica apenas numa coisa e diverge para todos os lados, dou por mim encontro-me a pintar três quadros em simultâneo, a pintar algumas pedras e ainda a fazer pequenas telas.


Ontem surgiu a possibilidade de uma exposição e os meus horizontes artísticos voltaram-se a ampliar, daí as alavancas em que se passa tudo conforme referi. Nestes dias tenho que ter um certo cuidado porque a vontade de criar supera o tempo. O que acontece é criar demasiadas obras e sentir-me com burnout no fim. Que foi o que me aconteceu em 2022, criei inúmeras obras que culminaram numa exposição e depois da exposição estive cerca de seis meses onde só criei apenas duas obras, e o resto do ano foi pelo mesmo caminho. O facto de ter ocorrido o sismo também não ajudou.


Portanto, ponderação a criar, criar rotina e tudo corre bem.



Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page