A verdade é que, se não queres perder a inspiração, cultiva várias fontes da mesma. Quando uma seca tens uma vastíssima panóplia de fontes. Não é segredo nenhum artistas serem completamento apaixonados por diversos temas, sendo no caso especifico o oficio de cada um.
Um dia sentei-me com K. num café e comentávamos que achávamos um pouco de comédia as histórias do dia a dia - muitas vezes fúteis. Não pela futilidade de ser o dia a dia mas pela conversa, por vezes vazia, do tempo, das pessoas. Falávamos que gostamos de histórias e aventuras com conteúdo e não simplesmente pontuais. Eu e ele, não sabíamos fazer esse tipo de conversas.
Verdades, que depressa canso-me de situações seja: assuntos repetidos, perco-me nos meandros de uma conversa quando não se vai directamente ao assunto, salto de lugar para lugar quando me bem apetece. Sou irrequieta a pensar. Não consigo domar os meus pensamentos.
Abri a porta daquele espaço e vi, alguém tinha deixado tudo desarrumado, logo as minhas suspeitas caíram sobre P., só ele é que sabia fazer aquele caos de deixar tudo em vira voltas. P, foi intruso, um engano ao qual deixei as chaves um dia e ele fez cópias. quando lhe as pedi de volta, pensando eu que não o veria mais, ele invadia aquele espaço. Deixei-o lá.
Mas eu facilmente mudo de espaços, crio cenários - atravesso universos, logo após o incidente criei um novo lugar para frequentar com aqueles que me inspiram. Frequento outros lugares quando preciso mas tenho sempre um lugar seguro onde voltar. Ninho, porto seguro, quarto, casa, já lhe chamaram diversos nomes - mas não passam disso, nomes. Como explicar esse lugar por palavras que estejam na compreensão humana?
A verdade é que quando me encontro com M. as coisas acalmam, sempre foi um realista e eu uma ilusionista, há quem diga que nos complementamos - eu faço-o sonhar, ele faz-me assentar. Mas muita lógica e razão escapam-me entre as mãos, o cérebro divaga, voa, e vai-se lá a ver já estou num outro universo qualquer.
Não é segredo nenhum que todos os artistas têm fontes de inspiração seja - natureza, aventura, cultura, música, teatro, ciência, pessoas, sentimentos, e, no meu caso, essas fontes nunca se esgotam. É verdade.
Fujo de espaços com muita gente, ocupam-me demasiado a mente.
Comments