top of page
Foto do escritorIrina Marques

Viagens inesperadas, conto

Eis que em Setembro de 2022 resolveram fazer uma viagem sem rumo nem norte, ir à sorte, ao sabor do vento a ver para onde ele os levava. Havia um ponto de referência, seria uma roadtrip por Espanha, e a ideia era não ter nada planeado, nem hotéis, lugares para visitar, nenhuma ideia pré-concebida. Claro que para ele, que gostava de ter tudo organizado e planejado, aquela situação fazia-lhe um pouco de confusão. Já para ela, era normal, adorava a surpresa e aborrecia-se facilmente se soubesse o rumo que as viagens fossem tomar. O inesperado fascinava-a. Não era as primeiras andanças que tinha por Espanha nesse ano, já havia passado uma semana lá, no caminho de Santiago, que também tinha sido surpreendente em muitos aspectos.

O seu guia era o google maps, e enquanto servia de co-piloto a ele, navegava no seu telemóvel à procura de lugares interessantes que pudessem visitar. Inicialmente pensaram em dirigir-se aos Picos da Europa, umas cordilheiras que há muito queriam visitar, contudo ao dirigirem-se para lá, pequenas povoações fascinantes cruzavam o seu caminho, era sempre uma questão de mais ou menos quilómetros. Saíram de Portugal por Chaves e percorreram uma travessia que os levou a Zamora. Encantaram-se com a beleza das paisagens que encontravam pelo caminho. Era incrível como o norte de Espanha e o norte de Portugal eram tão diferentes.

No carro tocavam algumas músicas cuidadosamente selecionadas por ela. Ele não tinha muita paciência para criar playlists, quando as criava eram álbuns completos. Ela era o oposto, escolhia as várias músicas que preferia e mediante a sua sensação colocava-as a tocar no rádio do carro. Uma coisa era certa, ele já estava habituado a ser assim, e até gostava da seleção musical dela. Achava uma certa piada à desorganização organizada. O carro movimentava-se aos sons de Pearl Jam, Smashing Pumpkins, Placebo, Imagine Dragons, New Order, Pixies entre outros dos quais constava apenas uma ou outra música selecionada.

A primeira paragem foi então o povoado de Zamora, depois de muitas dúvidas se haveria de ir a Leon ou aos Picos da Europa, aquele povoado muito característico chamou por eles.


Comentários


bottom of page