top of page
Foto do escritorIrina Marques

Amarelo, entre simbolismos e significados

“Com amarelo quero dançar, cantar e movimentar, no seu simbolismo vou navegar. Um sorriso proporcionar nesta cor irradiar.”


Numa breve análise o amarelo é a representação simbólica de luz, calor, descontração, alegria e optimismo – tão associada ao Verão e seu magnífico sol. É uma cor que desperta a criatividade, inspiradora – estimula as actividades mentais ligadas ao raciocínio. É muito por isto que no Verão temos tendência a andar mais bem dispostos, ser mais positivos e energéticos.

Transmite-nos inúmeros sentimentos e sentires, sendo a cor mais quente que existe dá-nos vida e calor, invoca sentimentos fortes, através da sua vivacidade, leveza, alegria, brilho, energia é uma cor espirituosa e de espiritualidade. Sem dúvida das cores mais visíveis na paleta cromática.

Temos que ter em conta que esta cor, é um pouco ambígua também, se por um lado se associa à recreação e optimismo também se associa à cobiça e ciúme e hipocrisia, sentimentos mais negativos que podem causar raiva.

A nível psicológico é uma cor que ativa a parte do cérebro que está ligada ao sistema de recompensa e estimula as atividades mentais. Aprofundadamente constrói confiança estimula a energia e inteligência pois é uma cor mais relacionada com o processo racional e não emotivo. Podemos afirmar, que a cor aplicada ou assimilada, estimula os sistemas nervosos central e autónomo, vitalizando os neurónios que favorece o raciocínio e a memória.

Tem um peso muito grande nas várias religiões também. Segundo a doutrina cristã, esta cor , está associada à inveja e à cobiça – dois pecados capitais. No caso da religião islã pode se apresentar de duas formas, um amarelo dourado que simboliza um conselho sábio com sabedoria, mas no caso de um amarelo opaco, representa traição.

Na vida espiritual, é a cor que remete ao Om, o mantra mais importante na tradição indiana, regula o nosso poder pessoal, coragem, transformação, força e auto estima. É o chakra do Plexo Solar – representa alguns atributos como a confiança e a liderança intelectual.

Já no caso da cosmologia mexicana é análogo ao mistério da renovação. O florir de muitas plantas na Primavera muitas delas abrem de amarelo e a própria terra. A divindade asteca XIpe ToTec, é o Deus da fertilidade.

Pelo mundo e pela história, tem imensos significados de acordo com várias questões culturais pode assumir inúmeras interpretações. Na Europa Medieval encontrava-se associada com a decepção, daí as residências dos traidores serem assinaladas com a cor amarela, pintada nas portas. Também associada ao adultério, representação do parceiro enganado. Na China é associada à cor imperial e ao solo fértil. No caso dos EUA, representava esperança e luta, as mulheres usavam fitas amarelas ao receber aqueles que regressavam da guerra.

No caso do marketing, o amarelo passa uma mensagem de transparência e, quando combinada com outras cores, significa credibilidade.

Existem algumas advertências ligadas a esta cor que podem, quando usada em excesso, levar a sentimentos de ira ou frustração. Pode tornar a pessoa irresponsável e volúvel, provocar distração e ansiedade. Devido à sua tonalidade brilhante, e luz que reflete, pode provocar fadiga visual.


Irina Marques

Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page