As cores são os meus materiais de criação e de inspiração. Tudo se resume à cor e linha e como elas se compõem na limitada superfície que é a tela.
Hoje refiro-me a locais perto ou dentro de casa que me inspiram nesta temática. Os dias de chuva são propensos a ficarmos mais por casa, ver o céu cinza, chuva e haver um recolhimento natural e é isto que se tem passado nestes últimos dias, mas mesmo assim a parte criativa manifesta-se.
Todos os dias busco inspirações coloridas e um dos meios que me ajuda no esquema cromático é visualizar um sem número de imagens - o instagram e pinterest são perfeitos para deixar a imaginação voar. Por norma sigo fotógrafos, museus e outros colegas pintores e outros artistas. As captações de luz são mote a uma expressão plástica.
De momento encontro-me a pintar de uma forma que não havia experimentado antes, usar uma vasta gama de cores, por vezes muitas delas nem se conjugam, mas eu encontro uma forma de se conjugarem.
Outra fonte de inspiração é ir com alguma frequência à loja de materiais de pintura, e aí tenho que me conter... Quero levar tudo para casa, os tubos de tinta, as telas, os pasteis, os lápis de carvão, os pinceis e até as aguarelas (material com qual me desentendo constantemente). É como entra-se no Pais das maravilhas ou no The Imaginarium of Doctor Parnassus. Consigo ter inúmeras ideias, se me encontro sem inspiração, ir a esta loja com certeza que venho inspirada. A ajuda de F. é preciosa porque, apesar de tudo ainda não sei como abordar alguns materiais e ele tem um vasto conhecimento que me ajuda nessa área.
Por incrível que pareça tenho um outro sitio que me inspira e provavelmente é dos locais mais estranhos para obter inspiração é a loja dos chineses. É incrível o impacto que tem em mim. O percurso é sempre o mesmo, entrar na porta olhar todas as cores da parte de retrosaria que têm perto da porta e deslocar-me para os materiais de pintura, entretanto passo pelo corredor da papelaria. Não sei mas o facto de olhar todos aqueles corredores carregados de materiais, cores e organizados dá-me inspiração. Obviamente que saio de lá sem comprar nada mas carregada de ideias.
Hoje o céu presenteou-me com um arco-íris que permanece no céu à mais de vinte minutos, e escrevo este pequeno texto sempre a mira-lo, talvez no fundo e inconscientemente esta tenha sido a minha fonte de inspiração.
Nesta ultima obra que me encontro a criar o fundo laranja será o cenário da manifestação de mais um teatro colorido, toda esta composição acompanhada por musicalidades.
Abstração sobre fundo laranja - Ainda em fase de criação
Comentários