Desbloqueios foi uma das minhas últimas obras criadas. Uma obra que durante muito tempo esteve parada no tempo.
Os elementos geométricos, na altura em que foi criada, eram os que predominavam - muito devido ao meu perfeccionismo nas obras. Gosto de proporção, harmonia, simetrismo. Mas foi uma obra que estava incompleta há um ano.
Depois de vir de Marrocos a minha inspiração abandonou-me e as obras criadas após esta viagem mudaram um bocado.
Desbloqueios é um romper com a minha rotina de não criar obra nenhuma, peguei naquela obra que estava parada no tempo e reformulei-a. Era bastante mais difícil para mim começar uma obra do zero, as ideias não apareciam. Para desobedecer a estas restrições que a minha mente me estava a impor resolvi abandonar o perfeccionismo e a obra que me fitava inacabada.
Para além destes desbloqueios houveram outros pessoais na minha vida. Pessoas com que me contactei em tempos passados e que a determinada altura por uma ou outra razão bloqueei deixaram de me afectar, tornei-me indiferente a determinados assuntos. Resolvi desbloquear essas pessoas e aquilo que me suscitava curiosidade antigamente passou.
Na obra predomina as cores vermelho, branco, preto e cinza talvez porque elas representam melhor o meu estado de espírito, trabalhar com estas cores fez-me raciocinar, voltar a imaginar, soltar correntes.
Na primeira composição predominam os quadrados e as linhas mas depois quis dar o toque de não ser tão rigoroso então acrescentei algumas outras formas amorfas de forma a que elas quisessem interagir com a seriedade das formas geométricas.
A obra aborda também os condicionalismos que estamos sujeitos na nossa sociedade e como os podemos transformar de forma mais divertida ou diferente para poder quebras com as rotinas.
Desbloqueios, acrílico sobre tela, 70 x 50 x 2 cm, por Irina Marques.
Comments